A primeira hora de vida de um recém-nascido é também chamada de “golden hour” ou hora dourada, devido a grande importância que esse momento tem para o futuro de uma criança. Em crianças que nascem ativas, sem intercorrências e a termo, esse momento deve ser respeitado e feito no colo da mãe. É aquele momento mágico, logo após o parto em que o bebê chega ao colo da mãe, isso deve ser feito imediatamente independente do tipo de parto.
O contato pele-a-pele da mãe com o recém-nascido (RN) na primeira hora de vida é importante porque ajuda o RN na adaptação da vida extrauterina, ao sentir o coração e a respiração da mãe além de iniciar sentidos como o olfato. Além disso, o contato também provê o controle térmico que o bebe precisa e ajuda a estabilizar o coração e a respiração da criança após o nascimento.
Outro fato muito importante, é nesse momento que o bebê terá o primeiro “imprinting” com sua família, como é chamado aquele primeiro olhar da criança geralmente fixo aos olhos da mãe e do pai, muito importante para a construção de vínculo e amor.
É também na primeira hora de vida que iremos iniciar a amamentação, ajudando na liberação de hormônios maternos que ajudam na produção de leite e favorecendo a apojadura do leite que acontece por volta do terceiro dia. Algumas pesquisas mostram que mães que amamentam seus filhos na primeira hora de vida têm maiores chances de manter o aleitamento por mais tempo.
Vale ressaltar que essa oportunidade deve ser dada a todos os bebês que têm condição ao nascimento. Somente após terminar essa primeira hora de vida que o RN deverá passar pelos procedimentos pediátricos de rotina- incluindo pesar, medir, aplicar colírio, vacinas.
É importante encontrar um pediatra que faça um trabalho humanizado e valorize a golden hour, pois é um dos momentos mais bonitos da maternidade. Marque aqui uma consulta
Queremos acompanhar o crescimento saudável do seu filho desde o começo! Agende uma consulta e traga seu pequeno para um atendimento personalizado e cuidadoso. Vamos juntos garantir que cada fase do desenvolvimento seja acompanhada com carinho e atenção.