O ovo é o segundo alimento mais presente nas alergias alimentares das crianças. Geralmente as crianças começam a demonstrar sinais de alergia ao Ovo nos dois primeiros anos de vida, podendo também acontecer após essa idade.
Chamamos de sintomas IgE mediados aqueles que aparecem minutos após a ingestão do ovo- como lesões de pele, falta de ar, vômitos e diarreia. Além disso, também observamos que os sintomas variam conforme a forma de apresentação do ovo- por exemplo um ovo cozido pode apresentar mais alergia do que um ovo que esteja em um bolo assado.
Além desses, o ovo também pode causar os sintomas não IgE mediado- comumente apresentados com eczema (lesões de pele mais grosseiras) ou exacerbações de Dermatite Atópica, além de sintomas intestinais mais tardios.
Sabe-se que a alergia ao Ovo tem uma história natural e uma grande chance de resolução com o passar dos anos. É muito importante fazer o acompanhamento com um Alergista para o diagnóstico, tratamento e acompanhamento correto. Marque aqui uma consulta.
Texto escrito pela Dra Laís Brum, data de 20/08/2021. Direitos Autorais reservados.
Queremos acompanhar o crescimento saudável do seu filho desde o começo! Agende uma consulta e traga seu pequeno para um atendimento personalizado e cuidadoso. Vamos juntos garantir que cada fase do desenvolvimento seja acompanhada com carinho e atenção.